Direitos Humanos em Ação
QUANDO A COMPAIXÃO LEVA À DEFESA
No outro extremo da gama de violações horrendas de direitos humanos por parte das forças de segurança na Colômbia, o currículo de Dar Vida aos Direitos Humanos de Unidos pelos Direitos Humanos é ministrado por professores em todo o mundo.
Patrícia B., professora em um instituto tecnológico no norte do México, implementou “Dar Vida aos Direitos Humanos” com 400 alunos e relata que a experiência de aprendizagem foi transformadora: “Utilizei o material em três dos meus cursos. Ensino diferentes direitos para a turma de Recursos Humanos, à de Organização Empresarial e à de Comportamento Organizacional, onde ensino todos eles. Tenho notado mudanças na atitude e comportamento de meus alunos desde que mostrei o primeiro vídeo do programa. Realmente tocou seus corações e os fez pensar e ser mais empáticos com os outros. Eles se tornam mais altruístas e ficam mais interessados no que acontece em torno deles e não toleram injustiças contra os outros.”
“ELES [OS ALUNOS] SE TORNAM MAIS ALTRUÍSTAS E FICAM MAIS INTERESSADOS NO QUE ACONTECE EM TORNO DELES E NÃO TOLERAM INJUSTIÇAS CONTRA OS OUTROS.”
Carmen A. é professora universitária em Valladolid, Espanha. Depois de ensinar o currículo “Dar Vida aos Direitos Humanos” aos estudantes, ela escreveu sobre a mudança que ela observou neles: “Meus alunos repensaram seu comportamento na sala de aula com um de seus professores. Eles assumiram o ponto de vista dela e escreveram uma carta pedindo desculpas...”
A professora Leisa F. ensina sociologia em uma universidade da Califórnia, onde usou o programa em seis cursos com 250 alunos. Ela compartilha o programa com outros membros do corpo docente. “Realmente os estudantes abriram os olhos e viram o contexto para aumentar sua compreensão...”, disse ela. “Isso fez com que alguns estudantes se abrissem e contassem como ser capazes de reivindicar um desses direitos mudou as vidas deles”.
DATAS
Defesa dos Direitos Humanos em 2015
20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social
1º de março: Dia da Discriminação Zero
21 de março: Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial
6 de abril: Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz
20 de junho: Dia Mundial do Refugiado
30 de julho: Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas
21 de setembro: Dia Internacional da Paz
16 de novembro: Dia Internacional da Tolerância
10 de dezembro: Dia dos Direitos Humanos das Nações Unidas
AJUDE OS DIREITOS HUMANOS A SE TORNAREM UMA REALIDADE
Junte-se ao movimento dos direitos humanos internacionais tornando-se um membro de Unidos pelos Direitos Humanos. A Unidos pelos Direitos Humanos auxilia pessoas, educadores, organizações e órgãos governamentais em todas as partes do mundo a se conscientizar sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos.