PROGRAMA MUNDIAL PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
FASE DOIS » FORÇAS DE SEGURANÇA
Em 10 de dezembro de 2004, no final da Década das Nações Unidas para a Educação em Matéria de Direitos Humanos, a Assembleia Geral da ONU anunciou o Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos de três fases para promover a implementação de programas de educação sobre direitos humanos em todos os setores da sociedade.
A Fase Um (2005-09) enfatizou a implementação da educação em direitos humanos nos sistemas de ensino fundamental e médio.
A Fase Dois (2010-14) exigiu a integração da educação em direitos humanos no sistema de ensino superior e na formação de professores e educadores, servidores públicos, policiais e militares.
A Fase Três (2015-19) se concentra em jornalistas e outros profissionais da mídia, com ênfase na educação e treinamento em igualdade e não discriminação. O objetivo do programa é combater estereótipos e violência; adotando o respeito pela diversidade e promovendo a tolerância, o diálogo intercultural e inter-religioso e inclusão social.
A razão para a ênfase da segunda fase é clara: professores e instituições de ensino superior orientam os cidadãos e os líderes do futuro. Além disso, servidores públicos, policiais e militares têm uma grande responsabilidade em respeitar e proteger os direitos dos outros.
Promovendo esse mandato, a Unidos pelos Direitos Humanos realizou programas para proporcionar educação e treinamento em direitos humanos às forças de segurança em áreas do mundo que enfrentam grandes desafios. Isso abarcou desde um treinamento em direitos humanos para cadetes da polícia no estado indiano central de Madhya Pradesh até o treinamento de militares pela Escola de Direitos Humanos do Exército Nacional da Colômbia e do Direito Internacional Humanitário.
Na conclusão da segunda fase do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos, no início de 2015, todos os Países-Membros da ONU avaliaram sua implementação dessa fase do programa e apresentaram um relatório ao Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Depois, o ACNUDH elaborou um relatório global com base nos relatórios de avaliação nacionais e o enviou ao Conselho dos Direitos Humanos, o mais alto órgão dos direitos humanos das Nações Unidas.
MARCOS NA EDUCAÇÃO DE DIREITOS HUMANOS
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